-->

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Claude Bernard x Louis Pasteur - A teoria dos germes x Millieu Interiur

Claude Bernard x Louis Pasteur



Há 150 anos, Pasteur sugeriu que a teoria dos germes, era a real causa da doença e dai surgiu a pausterização, nomeada em sua homenagem, que visa esterelizar o leite, matando microorganismos patogenicos. Depois de pauster, a medicina adotou o conceito de esterilização e tudo foi esterilizado desde então. Entretanto, nem tudo são microorganismos patogênicos, na verdade temos mais bactérias do que celulas em nosso organismo, você na verdade, pesa em torno de 200 gramas só de bactérias. Algumas evidências recentes sugerem uma proporção de 1 para 1, o que mesmo assim, seria três trilhoes de bactérias dentro de você. E então na mesma época de pauster veio claude bernard, sugerindo a teoria do Millieu interiur (ambiente interno) dizendo que a causa das doenças não eram bactérias patogênicas, mas sim o ambiente interno do organismo que ditava a concentração de bactérias. Hoje sabemos que existem bactérias simbióticas, comensais e patogenicas. Simbiontes e patobiontes. Como com os antibióticos, não tem como só "mirar" nas patogenicas e deixar intactas as simbioticas. E o fogo não só mata microorganismos, mas muito mais, mexendo em macros, micro, fitonutrientes, água etc.


É dito que pauster no leito de morte, alegou que os germes nao sao nada, o millieu é tudo. Mas a area de saude, esqueceu desse detalhe e esquece ainda por cima dos postulados de koch, que para um virus ou uma bacteria ser a causadora da doença, ela precisa estar presente em ambos organismo doentes.

Nós Higienistas acreditamos em Bernard. Como o mosquito da dengue e água parada. Ao remover a água, o mosquito vai embora. Em uma pilha de estercos, não são as moscas que atraem o esterco. Removendo o esterco as moscas vao embora. Da mesma forma, removendo as causas da doença e introduzindo as causas da saúde, o equilibrio dos microorganismos favorece os simbióticos e não os patogenicos. Portanto, não é o germe, mas sim o millieu interiur. Viva saudavelmente, e a natureza se encarrega do resto. Hoje em dia sabemos da influencia de habitos saudaveis e a microbiota intestinal.  O como as frutas e vegetais, são prebióticos e até descobertas recentes mostram que também são probióticos. Ou seja, fornecem a comida para suas bactérias intestinais e também ajudam a colonizar suas bactérias intestinais. Portanto, a teoria dos germes, não passou realmente disso, uma teoria. Que infelizmente continua a ser propagada até hoje, sendo a base do conceito para antibióticos e vacinas.