-->

terça-feira, 3 de abril de 2012

Conclusão do livro Saúde Frugal

Resolvi compartilhar mais uma parte do livro saúdefrugal, a parte de conclusão do livro na verdade, para todos terem noção das possibilidades que temos, caso adotemos o higienismo frugal.
“Só sei que nada sei” Sócrates, filósofo grego.

Após o início do estilo de vida higienista, como descrito neste livro, todas as minhas alergias, desde a infância, foram curadas, bem como o catarro, dores de garganta, mau hálito matinal, faringite, gengivite, fadiga crônica, princípio de diabetes, febres, infeções e inflamações frequentes, também muitas das minhas dores de coluna. Sumiram os problemas respiratórios, que alguns médicos diziam que eu tinha “nascido com eles” e não teria como eliminá-los, só reduzi-los através de cirurgia.
 
Após duas décadas de sofrimento e uma qualidade de vida longe do ideal, cansei de seguir recomendações e prescrições médicas, recusando-me a fazer cirurgias, terapias, exames, tomar remédios etc.. Entretanto livrei-me de todos os “incuráveis” problemas, que vivenciei durante praticamente toda minha vida.
 
Todos os inúmeros sintomas que possuía relacionados à diabetes (apesar de nunca ter sido diagnosticada) desapareceram, como sede e urina frequente, candidíase e fadiga crônica. Meus problemas digestivos, constipação crônica, gases, inchaço intestinal e dores abdominais foram curadas.Por derradeiro, vi-me livre das minhas dores de coluna, quando estava prestes a operar. Tudo isso aconteceu graças a ter alterado meu estilo de vida e me tornado um crudívoro. Por isso a razão deste livro, compartilhar com você, caro leitor, o que é possível, com uma simples alteração de vida - fácil, prática e prazerosa.
 
Nos últimos cinco anos, praticando o crudivorismo, mantive meu peso sem esforço algum, diferente de todo o resto da minha vida, em que vivenciei continuamente o famoso “efeito sanfona”. Passei a ter uma performance mental e física, imensuravelmente maior do que já havia tido, indo desde uma melhor performance escolar, profissional, desportiva até outros aspectos do cotidiano.
 
Estou livre de praticamente todos os maus odores corporais, vivencio dia a dia uma sensação única de pureza interna, em outras palavras uma sensação de limpeza fisiológica.Aparento mais jovem, inclusive comparando com minha aparência de cinco anos e meio atrás, quando adotei o estilo de vida higienista. E além de tudo, sinto-me mais jovem do que em toda minha vida.
 
Não sinto frio em temperaturas nas quais a maioria das pessoas precisam se agasalhar. Não sinto calor, nem sede, de baixo do sol forte, ainda que me exercitando freneticamente. Nunca mais fiquei resfriado, não tenho caspa ou espinhas. E, provavelmente, um dos melhores benefícios é a clareza mental, calma, paz de espírito, bem estar e alegria constante.
 
Estes são apenas alguns dos benefícios vividos e, a cada ano que passa, continuo a ser surpreendido por novas incríveis melhoras em minha saúde e bem estar.
A mais de cinco anos e meio, levo uma vida baseada nos princípios da Higiene Natural, tendo feito alguns jejuns higienistas longos. O maior foi de 24 dias, consumindo apenas água.
 
Tenho uma clareza mental, sem precendentes para mim, junto com níveis de saúde sem igual na sociedade moderna. Antes desse atual estilo de vida, sofri de frequentes resfriados, febre, dores de garganta, espirros, e outras das usuais enfermidades que todos consideram normais. 
Hoje, não acredito mais que sejam normais esses sintomas, já que nunca mais os vivenciei.
Nestes cinco anos, nunca mais tomei nenhum tipo de remédio, vacina, suplemento ou qualquer coisa do gênero. Não pratiquei nenhum tipo de terapia, cirurgia ou outro procedimento similar.E longe disso tudo, recuperei e mantive minha saúde de forma inigualável e infinitamente melhor do que quando adotava esses métodos.
 
Apesar de nossa natureza tão simplista, o universo em que vivemos é extremamente complexo e, por isso, o homem está começando a aprender e talvez nunca compreenda totalmente o funcionamento do corpo humano e das leis da natureza. Portanto, prefiro, confiar na sabedoria da Natureza e nos métodos naturais, que deram certo até os dias de hoje e são inerentes e instintivamente praticados pelos seres humanos em condições naturais. Ao contrário da prática usual que, apesar de recomendada pela maioria dos praticantes da medicina, falhou comigo durante meus 22 primeiros anos de existência.
 
Empenhemo-nos em entender a ordem racional de como operam a natureza, os organismos vivos e o mundo em que vivemos, instituída pela força maior que promoveu a vida na terra. E, inteligentemente, obedecer tais leis, para que possamos em cooperação com a natureza, viver uma vida harmoniosa e obter todas as benesses da vida para qual todo ser humano foi criado.
 
Espero do fundo de meu coração que estas informações lhe sejam proveitosas. Cabe, agora, a você determinar o rumo da sua saúde e de sua vida.