-->

quarta-feira, 8 de julho de 2020

VEGANISMO DE VERDADE - NÃO SEJA UMA MARIONETE DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA "VEGANA"

VEGANISMO DE VERDADE - NÃO SEJA UMA MARIONETE DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA "VEGANA" - Por nutricionista Eduardo Corassa

Você sabia que o plástico, biodegrada em microplástico e que já é encontrado praticamente dentro de todo peixe vivo? Que o plástico solta toxinas ambientais, que sao reprotóxicas, imunotóxicas, cancerígenas, entre inúmeros outros problemas que causam a saúde humana, mas também de todos os organismos vivos no planeta.

Que ursos e baleias no ártico desenvolvem os dois sexos (são hermafroditas) devido a produção de petroquímicos (uma das maiores indústrias do mundo, gerando bilhões ao ano). Que caramujos machos são encontrados desenvolvendo vaginas? Que leoas na África estão nascendo com juba, mijando para demarcar território e montando nas outras? Que essas toxinas bioacumulam no organismo e são passadas para a próxima geração (epigenêtica transgeracional). Temos ampla ciência, ao vermos as notícias e vídeos, animais morrendo com plástico na barriga. Agora sabemos que o plástico já é encontrado até mesmo nos músculos de peixe, na água que bebemos, nas fezes humanas.

O que muitos não sabem é que os efeitos vão passar para as próximas gerações. Queremos ajudar os animais ao não comermos eles, entendemos que faremos mal para o planeta (produção da agropecuária é a principal causa de perda de biodiversidade, entre outros prejuízos), mal para os animais (70 bilhões de animais terrestres ao ano escravizados, enjaulados, estuprados, injetados com hormônios, antibióticos e que não precisam sofrer desnecessariamente, ainda mais sendo seres sencientes) e para nossa saúde (sabemos que uma dieta plantbased, a nível científico, é a forma mais saudável de nutrição humana que existe, prevenindo as principais doenças crônicas que matam a população mundial).

Agora eu pergunto, a indústria está simplesmente migrando, da mesma forma que fez com o movimento orgânico (que agora temos até salgadinhos orgânicos, cereais matinais ricos em açúcar refinado, fortificados com nutrientes), a indústria até mesmo a onívora, tem suplemento vegano e produz inúmeros produtos "veganos". Mas se plástico mata animais e intoxica eles, como algo industrial pode ser vegano?

Vejo muitos veganos questionando onívoros que não querem largar sua carne mesmo vendo outros seres sofrendo desnecessariamente. Mas vejo veganos que entendem o sofrimento animal, mas ainda assim, caem no status quo, no aproveitamento da indústria que os vende os mesmos produtos, só que com "selo vegano". Alego novamente, alimento industrial pode ser vegetal, mas não é vegano. Soja da monocultura, pode ser vegetal, mas não é vegana. Enquanto você apoia, eles continuam a destruir o planeta, para nós e para as próximas gerações. Comida vegana é aquela que sai da horta ou da árvore, fresca.

Não seja mais um gado da indústria, feliz que agora tem opções "veganas" de tudo que você era enganado quando onívoro. Carne vegana, leite vegano, suplemento de proteína vegano e por ai vai. Eles só querem lucrar, não se preocupam com o movimento, com sua saúde ou com a dos animais. Se vem em plástico, se é da monocultura, pode ser tudo, menos vegano!

Com carinho e humildade escrevo esse texto, não sou melhor que ninguém, Venho com amor, despertar o coração da causa animal, para ajudarmos ainda mais o planeta, os animais e os seres humanos, ao apoiarmos pequenos produtores ao invés da indústria, seja a agropecuária, a petroquímica ou a dos "suplementos". Comida de verdade e vegana vem fresca, não vem em pó!

Todos nós estamos envolvidos nesse mundo doentio, eu mesmo infelizmente tenho que comprar plástico e usar plástico as vezes. Meu laptop e de plástico, meu celular, meu tennis. Mas viso me isentar ao máximo, dentro do possível. Faço questão de usar sacolas retornáveis e principalmente, só comer comida como sai da horta, na sua forma original. Assim, eu pelo menos reduzo minha pegada ambiental, pois todo meu lixo alimentar é compostado e vira mais vegetais para tudo que vive comer, até os microorganismos do solo e os que vivem dentro de nós!

Vamos salvar o planeta, coma comida de verdade, descasque mais, desembale menos! Nutricionista Clínico, Eduardo Corassa - Tema do vídeo de hoje - Não seja enganado - Marionete da indústria e veganismo de verdade, no canal www.youtube.com/saudefrugal