-->

sábado, 18 de julho de 2020

Dieta vegana é saudável? Veganismo x dieta plantbased


Veganismo é um nome que entrou na "moda", devido ao consenso científico de ser uma forma mais ética e sustentável de levarmos a vida. Primeiro, porque compreendemos na atualidade que animais são seres senscientes, capazes de sentir, amar. Segundo, porque sabemos que uma agricultura virada para a produção de vegetais, ao invés de produtos de origem animal, é mais benéfica ao planeta e a sociedade (a principal causa de desmatamento, perda de biodiversidade é a agropecuária). E terceiro devido a ciência médica nutricional estar cada vez mais claramente mostrando que uma dieta que alimentos de origem vegetal predominam drasticamente ou exclusivamente, é a forma mais saudável de aumentar o tempo de vida e prevenir/reverter doenças. 




Entretanto, devemos entender a diferença entre o veganismo e uma dieta vegana e uma dieta integral baseada em plantas. Veganismo é uma ideologia em prol da proteção de animais, que são seres sencientes e deveriam ser direitos, como seres humanos. Dieta vegana sugere que é uma dieta isenta de produtos de origem animal. Entretanto, não pode ser correlacionada com uma dieta saudável. Sim, veganos tendem a comer mais alimentos das plantas e integrais, mas nem sempre. Qualquer alimento industrializado, ou refinado, sem produto de origem animal seria tecnicamente, vegano. Portanto, farinhas, como a de trigo, mandioca, etc. São veganas. Óleos industrializados, como o de soja, ou canola, são veganos. Portanto, se você faz uma coxinha de jaca frita, rica em farinha, óleo, sal e fritura, e jaca congelada, cozida, com até mesmo temperos e substâncias nocivas, como shoyu com glutamato monossódico, é vegana tecnicamente.
Por isso, profissionais da área da saúde que defendem uma dieta predominada por vegetais, ou uma dieta exclusivamente de origem vegetal, tendemos a usar o termo “WHOLE FOOD PLANTBASED DIET”.





Dieta integral baseada em plantas, para diferenciar, alimentação de verdade de alimentos processados. Portanto, carne de soja, é vegano, mas não é alimento vegetal como sai da horta.
Devemos fazer o público entender, que nem sempre uma alimentação vegana é saudável, no mundo moderno atual, com tanta influência da indústria e do processamento dos alimentos. Devemos visar uma dieta “plantbased” em alimentos exclusivamente naturais, como saem da horta, com o mínimo de processamento possível e majoritariamente composta de alimentos crus (no meu caso, minha dieta é 100% crua há 14 anos).







Ao alimentos serem cozidos, processados, refinados e terem substâncias adicionadas a eles, como corantes, conservantes, aromatizantes, açúcar refinado, sal etc. Eles perdem suas propriedades nutricionais e tem toxinas sendo formadas a eles. Como chamamos na ciência, muitos nutrientes são “lábeis”, ou seja, sensíveis e facilmente danificados por tais procedimentos. Até mesmo após a colheita, por ele ter sido removido da terra e do seu “cordão umbilical”, a perda de nutrientes ali, tanto é que o brócolis que era verde escuro, vai rapidamente se tornando amarelo e estraga em poucos dias.

Então alimentação de verdade tem que ser fresca e sair da horta ou da árvore, ao invés de sair de tais fontes, passar pela indústria e então ir para o nosso prato.

Portanto, rapidamente explicando:
Veganismo – Ideologia de proteção aos animais
Dieta vegana – Alimentos saudáveis e não saudáveis de origem vegetal
Dieta integral plantbased – Dieta saudável vegetal

Entretanto, não é somente comer alimentos de origem vegetal, é importante conhecer os grupos alimentares e saber proporções dos alimentos para se ter um plano alimentar balanceado e por isso, o ideal em qualquer transição alimentar é ter acompanhamento nutricional.
Atendo como nutricionista, montando cardápios e planos alimentares nutricionalmente adequados para os meus pacientes, em prol de alcançarmos todas suas necessidades nutricionais! Entre em contato para agendar sua consulta!