-->

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A dieta 80/10/10, o Dr. Douglas Graham e o frugivorismo

Queridos leitores,

Neste artigo, venho compartilhar o surgimento do Saúde Frugal.

Há 7 anos, confrontado com diversos problemas de saúde e me sentindo perdido e indefeso, pois todas tentativas de tratamentos médicos alopáticos ou alternativos, tentativas de remédios, mudanças dietéticas entre outras não estavam produzindo efeitos. Por isso, me motivei a buscar a verdade, a "cura", a solução para meus problemas por mim mesmo, ao invés de depender de um profissional na área da saúde que alega que pode me salvar, independente do que eu faça. Ou seja, continue consumindo alergenos vindo do leite, e iremos te fornecer um remédio ou uma cirurgia para desentupir suas vias nasais e que acaba com seu muco e alergia.

Ao pesquisar como reverter meus problemas de saúde, descobri felizmente o que era chamado de veganismo e depois o crudivorismo. Vi relatos de muitas pessoas alegando reversão de todo tipo de DCDs (doenças crônico degenerativas) e melhoria em todo o funcionamento físico e mental. E se fazia tanto sentido assim, não cozinhar, viver de alimentos crus como a natureza nos fornece, porque não pelo menos testar por um curto período de tempo.

 Por isso, decidi dar ao veganismo crudívoro uma chance. Só que ao começar a tentar, achei aquilo que chamam de alimentação viva muito complexo. Passar dias germinando sementes e tomando cuidado para que não crie mofo e fungos nos vasinhos de germinação. Usar vários alimentos enlatados, engarrafados ou enplastificados como óleos (azeite, óleo de coco etc.), shoyu, misso, nozes em quantidades massivas. Parecia para mim tão não natural e era tão complexo, que precisava de cursos e livros de receitas para aprender. Por outro lado, achei pessoas na internet recomendando o frugivorismo, a prática de se comer alimentos crus, mas sem usar tudo isso, apenas usando frutas, vegetais e uma pequena quantidade de nozes. Ou seja, nada de sal, shoyu, azeite etc. E também nada de grãos germinados.

Comecei a praticar o frugivorismo e logo então, no dia do meu aniversário a exatamente 7 anos atrás, achei o Dr. Douglas Graham e o que ele chamava de A dieta 80/10/10. Fiquei extasiado e impressionado com a simplicidade e os benefícios. Comecei na hora a divulgar na internet, criei um grupo de discussão e pratico a dieta desde então. Entretanto, como este nome foi o dado pelo Dr. Graham, e isso é sua marca registrada, e eu gostaria de trabalhar divulgando o crudivorismo frugal, chamei meu trabalho de Saúde Frugal, mostrando que era praticamente a mesma abordagem que o graham recomenda, mudando apenas leves diferenças em termos de quantidades de calorias e proporções de vegetais, leves coisas que tenho uma visão extremamente similar mas não igual a do graham e criei meu site, blog, livros e palestras.

Alguns anos depois estagiei com o Dr. Graham e passei quase 2 meses ao seu lado, em seu retiro na Costa Rica.







Resumindo, minha história com a dieta 80/10/10 e uma de extrema felicidade, pois só me trouxe benefícios e continuo seguindo até hoje. Entretanto, dou o nome de crudivorismo frugal ou higienismo moderno. Sinceramente, seja o meu trabalho ou o do Graham, eu recomendo ao mundo ler e praticar. Será a melhor coisa que você já fez na sua vida.