-->

sábado, 16 de maio de 2020

COSMÉTICOS SAO TÓXICOS! Danos a saúde


COSMÉTICOS SAO TÓXICOS! Dados retirados do livro - VEGANISMO PARA MÃES, PAIS E BEBÊS – Nutricionista clínico – Eduardo Corassa

Diversos dos usuais produtos de beleza femininos como maquiagens, tinturas para cabelo, etc. contém chumbo e outros compostos tóxicos como formol (formoldeido), substância utilizada para conservar cadáveres. Produtos de higiene pessoal como shampoo e sabonetes, desodorantes ou de limpeza como detergentes, odorizador de ambientes, velas aromatizadas, amaciantes, protetor solar, esmalte de unha, removedor de esmalte de unha, lavagem a seco contém substâncias extremamente nocivas, ftalatos, oxibenzona, parabenos, percloretileno e outros EDCs, associados a diminuição da produção de esperma em homens, endometriose e cânceres de mama em mulheres. Estas toxinas já foram ligadas em pesquisas médicas confiáveis ao câncer de mama. Shampoos para bebês da famosa Johnson&Johnson foram identificados contendo formoldeido e 1,4-dioxanes, ftalatos e quaternium 15, comprovados cancerígenos.

A empresa foi multada em 72 milhões de dólares, por seu talco infantil, causar câncer em uma usuária de longo prazo. Devido a quantidade de maquiagens, produtos de higiene etc. mulheres tem maiores quantidades séricas destas toxinas que os homens.
Homens americanos com altas concentrações de ftalatos na urina, tem maior circunferência abdominal e resistência insulínica. Mulheres grávidas expostas aos ftalatos, por spray de cabelo e outras fontes no trabalho tem até 3 vezes mais chances de terem filhos com doenças no sistema reprodutor como a hipospadia

Metais pesados nos cosméticos

Composto de metais essenciais (Cobre, Zinco,  Ferro, Cromo) que são adicionados aos cosméticos para melhorar a qualidade. Em função de obter mais cores e mais brilho, pigmentos de minerais, tintas e glitter são adicionados a estes produtos. Estes componentes auxliares pode também conter outros metais (alumínio, zinco, titânio, Chumbo). Estes metais pesados podem causar dano epitelial, erupção cutânea. Devido ao efeito cumulativo destes metais, condições severas podem aparecer na pele e nas mucosas. Metais pesados podem ser absorvidos pela pele e entrar no sangue e alcançar orgãos vitais.
Cosméticos podem conter maisde 10 mil ingredientes que podem ser ligados a muitas doenças como o câncer, defeitos congênitos, prejuízos na formação e no sistema reprodutor. Por isso, o FDA baniu 9 ingredientes como mercúrio, chumbo, formol, ftalatos etc.
Exposição dermal é a rota mais significante pois os cosméticos são aplicados na pele, mas exposição oral pode ocorrer quando aplicados perto da boca ou de contato entre a mão e a boca. Os metais pesados são absorvidos resultando em mal funcionamento ou morte das células e consequentemente diversas doenças.
Podemos concluir que os cosméticos analisados (batom, gloss labial, sombra de olho, e tintura de henna tem um efeito adverso na saúde humana devido ao seu alto conteúdo tóxico de chumbo que pode causar efeito tóxico cumulativo. Os resultados mostraram que o conteúdo de chumbo nas análises de cabelo aumentava de acordo com o tempo de pintura do cabelo com henna.

TOXICIDADE DO CÁDMIO

Cádmio é um dos metais mais tóxicos no meio ambiente, podendo ser encontrado no ar, na comida e na água. Ele é absorvido pela maior parte dos tecidos do corpo e se torna concentrado no figado e rins. A mais perigosa característica dele é que acumula através da vida. Exposição crónica resulta em toxicidade óssea, disfunção hepática, osteotoxicidade,  osteoporose, anemia, enfisema, danos irreversíveis aos túbulos renais, rinite crônica, anosmia (perda do olfato), eosinofilia.
O cádmio é, classificado pela IARC (international agency for cancer research) como um potente carcinogênico humano, associado com o câncer de pulmão, próstata, pâncreas e rins.

REPROTOXINAS – O lado feio dos produtos de beleza

De acordo com o CDC (Centro de prevenção de doenças), problemas reprodutivos e de desenvolvimento se tornaram mais frequentes, dobrando de incidência de 1970 para 1993. E a suspeita é que toxinas ambientais sejam a razão.
De acordo com relatórios importantes, maquiagem, shampoo, cremes para pele, esmalte de unha e outros produtos de higiene/beleza que contém ingredientes químicos não tem dados científicos de segurança de uso. Além disso, muitos destes químicos foram ligados em animais com defeitos congênitos nas genitais, redução da contagem de esperma e alterações no resultado da gravidez.
Ftatalatos é um dos principais componentes no plástico e está presente em muitos produtos cosméticos. Um estudo de Harvard mostrou correlação da quantidade de concentrações de metabólitos de ftalatos urinários com dano ao dna de esperma humano.
A industria dos cosmeticos, lançou um relatório de seus cientistas alegando que o uso de ftatalatos nos cosméticos e produtos de higiene pessoal etc. são seguros.

Alúminio – Neurotóxico e embriotóxico

Encontrado em: Alimentos processados, Embalagens alimenticias, apetrechos de cozimento, Produtos cosméticos – desodorantes, protetor solar, pastas de dente), Remédios e vacinas.
Induz estresse oxidativo, se liga a partes de neurônios, prejudicando plasticidade neuronal, induzido prejuízos na memória, concentração, aprendizado etc.  Efeitos neurotóxicos em humanos e embriotóxicos e modelos animais.  É encontrado no sangue e urina de todos seres humanos. Possivelmente cancerígeno em seres humanos e pesquisas indicam ser carcinogênico em animais.

Câncer e cosméticos

Existe associação de parabenos e alumínio com câncer de mama, talco em pó com câncer de ovário e tinturas de cabelo e moisturezires de pele com outros tipos de câncer. Mas associação e não causalidade.
O “Brazilian Blowout” é um tratamento capilar com aquecimento, que contém formol que é um conhecido cancerígeno associado a malignidades pulmonares e hematólogicas.
Centenas de processos judiciais contra a johnson e johnson devido aos seus talcos ocorreram em 2015 e 2016, fazendo a empresa pagar centenas de milhões em danos e acordos relacionados aos seu talcos para bebês. Produtos de talco tem similaridades química com amianto, que é comprovadamente cancerígeno.