-->

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Palestra "O crudivorismo Frugal" no Spazziano, restaurante do Spa Maria bonita em Ipanema

Venha aprender conosco o conceito do crudivorismo baseado em frutas e vegetais. Uma prática mais simples, mais fresca, mais saborosa e mais saudável do que passar horas germinando ou cozinhando alimentos.

Aprender o que levou seres humanos a cozinharem e o porque, apesar de conseguirmos viver de comida cozida, é longe do ideal e só prejudica nossa longevidade e qualidade de vida.

Iremos compreender os conceitos e ciência por trás da alimentação crua e do frugivorismo, a importância da nossa dieta natural em prol da manutenção da saúde e, em seguida, aprender receitas de como praticá-la, com uma degustação das mesmas.

www.saudefrugal.blogspot.com
www.saudefrugal.com

Facilitador: Eduardo Corassa autor, palestrante e consultor especialista do crudivorismo vegano. Estudante de nutrição e especializado em Higiene Natural pela University of Natural Health, estudou com o mundialmente famoso Dr. Douglas Graham. Há seis anos e meio vive em uma dieta exclusivamente crua de frutas, vegetais, sementes e nozes.

Local: Spazziano - Ipanemana - Rua Prudente de morais 729, Play 

Inscrição feita no local

Valor: 80 reais até dia 17/07 ou caso se inscreva na palestra e na aula culinária de tortas do dia 10/07!

Após dia 17 é 85



E logo no final de semana seguinte, o nosso curso de tortas módulo I!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fisiculturismo e musculação vegana

Impossivel ser um fisiculturista com proteina de "baixo valor biologico"?

Fala isso para eles! Fisiculturistas veganos!
 
 



 

domingo, 28 de julho de 2013

Porque consumir uma dieta vegana?



Trecho do livro - A revolucao vegana

Porque consumir uma dieta vegana?
“Em função de manter a sustentabilidade já que movemos perante uma população global de 9.1 bilhões de pessoas em 2050, estamos pedindo por uma mudança global em direção a uma dieta vegana e alegamos que o mesmo é crucial para salvar a população mundial da fome, escassez de combustível e os piores impactos nas mudanças climáticas.” Nações Unidas (ONU), relatório “Assessing the Environmental Impacts of Consumption and Production”.
Os principais benefícios de adotarmos uma dieta sem crueldade são:

·         Término da fome mundial: de acordo com o ativista Gary Yourofuski, 65% (1) dos grãos produzidos em todo mundo, são destinados a engordar os animais que escravizamos para o abate. É sabido que, apenas com a diminuição no consumo de carne, já conseguiríamos acabar com a fome no mundo.
·         Melhor aparência física: Dietas veganas, caso não sejam baseadas em junk-food, são menos calóricas e com menor teor de gordura e, por isso, veganos aparentam mais jovens e magros do que suas contrapartes onívoras. Laticínios são ligados à acne. Produtos animais em geral são ligados à obesidade. Dietas ricas em gordura causam a pele não ser devidamente oxigenada, assim ficando ressecada, envelhecendo muito mais rápido e causando celulites e outras complicações. Os nutrientes das plantas encontrados nas frutas e vegetais tornam a pessoa mais atraente, mais bronzeada e retarda o envelhecimento. (2)
·         Mais fácil perda e manutenção do peso: De acordo com um estudo conduzido pelo renomado cardiologista Dean Ornish, pessoas com sobrepeso que adotavam uma dieta quase vegana, hipo-lipídica, perdiam uma media de 11 quilos no primeiro ano e mantinham essa perda cinco anos depois. E a melhor parte, fizeram isso comendo mais comida que antes, sem contar calorias e sem sentir fome (3).
·         Melhor funcionamento cognitivo até idades avançadas: O consumo de grandes quantidades de fitonutrientes, antioxidantes são correlacionados a uma menor propensão a doenças degenerativas mentais, enquanto o consumo de uma dieta rica em gordura saturada (produtos animais) é ligado ao alzeihmer, demência e senilidade precoce (4,5 e 6).
·         Menores índices de doenças crônicas e agudas: dietas vegetarianas são ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais, fitonutrientes e baixíssimas em gordura saturada e nulas em colesterol. Por isso, vegetarianos apresentam menores índices de diversos tipos de câncer, doenças coronárias, diabetes, osteoporose, alergia (o leite e seus derivados são altamente ligados a elas), constipação (produtos animais não contém fibra, um nutriente essencial para o bom funcionamento do intestino, controlar o açúcar sanguíneo e reduzir o colesterol) etc. O estudo de Oxford estudou 6 mil vegetarianos e 5 mil não vegetarianos, durante 12 anos e mostrou que os vegetarianos morriam ou sofriam quase 50% menos dessas DCD (doenças crônico-degenerativas) e ainda tinham bem menos casos de apendicectomia (remoção do apêndice) (7) 
     Menores fatores de risco: Veganos com saudáveis dietas hipo-lipídicas possuem menores níveis de triglicerídeos, insulina em jejum (8), colesterol total e ruim (9), homocisteína, pressão sanguínea, hemoglobina glicada (a1c), antígeno prostático específico (PSA), hormônios ligados à promoção do câncer como IGF-1 (10), testosterona, estrogênio, insulina, proteína-C reativa ultra sensível (hsCRP, o qual é um  marcador (indicador) de inflamação. Pessoas com altos níveis de hsCRP apresentam maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares como infarto e AVC (11) entre outros. Estes são todos chamados de biomarcardores séricos. Substâncias em nosso organismo que podemos medir em laboratórios através de análise sanguínea e que indicam a propensão para diversas doenças. Altos níveis destas substâncias em seu sangue são relacionadas as principais doenças crônicas degenerativas.

Melhorar seu sistema imune: Sabemos desde 1989, por pesquisadores do “Centro de pesquisas alemão do Câncer” que embora vegetarianos tenham o mesmo número de células brancas (as que combatem doenças) comparados a onívoros, as dos vegetarianos é duas vezes mais efetiva em destruir seus alvos. Ou seja, não só células cancerígenas, mas vírus também. (12)
Diminuir drasticamente ou cortar sua necessidade por remédios: Pessoas que adotam uma dieta vegana, largam sua necessidade ou diminuem seu uso de insulina, remédios para colesterol, pressão, asma (12, 13 e 14). Um exemplo são os fitoesteróis encontrados apenas nos alimentos das plantas, os quais reduzem o nível de colesterol sérico sem os usuais efeitos colaterais das drogas farmacêuticas.
·         Diminuir ou cortar sua ingestão de: Diversas bactérias patogênicas, como E.coli, pfiesteria e salmonella, encontradas na carne, principalmente em hambúrgueres, causam inúmeras complicações de saúde e até mesmo diversas mortes em crianças americanas. De acordo com o site do FDA (Administração Federal de alimentos e medicamentos Americano): “Apesar de poder ocorrer com todo tipo de alimento, os mais ricos em proteína, como carne, frangos, peixe e frutos do mar são os mais frequentemente envolvidos com doenças provenientes de intoxicação alimentar” (15). E por incrível pareça, a ingestão de agrotóxicos também é consideravelmente menor em uma dieta vegana, mesmo que não orgânica, devido à concentração biológica destes químicos nos tecidos dos animais.
·         Diminuir sua pegada ecológica: a produção de alimentos veganos consome muito menos recursos que a produção de qualquer alimento animal. Ao consumirmos vegetais, economizamos combustível fóssil, diminuímos o desmatamento e as queimadas, a degradação do solo devido às monoculturas de grãos e o peso de milhares de bois andando por meses no mesmo local, reduzimos o aquecimento global, o gasto desnecessário de milhões de litros de água e poluição causada pelo gás metano e esterco dos bilhões de animais criados para o abate que vão prejudicar a atmosfera e contaminar rios, lagos e nascentes.
·         Maior eficiência: Registre-se que, após o abate, o animal fornece uma pequena quantidade de alimento proporcional ao que foi utilizado para seu crescimento, gerando um déficit calórico, um gasto muito maior para produzir o alimento do que as fornecidas pelo alimento em si. Sem contar que é muito dispendioso devido ao laborioso processo de produção de carne e laticínios, principalmente se compararmos a simples produção dos alimentos oriundos das plantações de frutas e vegetais, que a natureza faz a maioria do “trabalho” de produção.
·         Alivio mental: por não estar contribuindo para as catástrofes ecológicas citadas no tópico anterior e não pagar pelo assassinato de diversos animais e auxiliar a extinção de diversas espécies a cada refeição que se faz, você vivencia um alívio sem igual.
·         Uma sensação única: de paz, leveza, clareza mental e mais energia. Maior compaixão por si mesmo e as outras formas de vida. Muitos relatam uma elevação espiritual, por não contribuírem com o assassinato e entupir seus corpos de cadáveres repletos de adrenalina. Devido ao medo da morte iminente, os animais ao serem abatidos liberam adrenalina, que permanece em seus tecidos após a morte e, obviamente, ingerimos.
·         Economia financeira: Grãos, legumes, vegetais e frutas são consideravelmente mais baratos, quando comparados aos produtos animais, se tratando de kg por kg. Enquanto o do feijão ou da banana gira em torno de 2 reais, o da carne fica em torno de 10 a 40 reais ou mais, quando se trata de carnes “nobres”. Já que as estatísticas indicam que veganos sofrem menos de diversas doenças crônicas e agudas, você terá menos gastos com sua saúde. Em um estudo conduzido pelo Dr. Ornish, pacientes com doenças coronárias, ao adotarem suas recomendações de uma dieta quase vegana, integral e baixa em gordura, economizaram em média 30 mil dólares ao ano, por terem cortado a necessidade por medicamentos, cirurgias e outros tratamentos caros.
·         Coma mais e menos ao mesmo tempo: Foi demonstrado que a cada aumento em 14 g de fibra, se diminuía em 10% o consumo de calorias totais, enquanto o indivíduo relatava estar saciado. Devido aos alimentos veganos serem os únicos que contém fibra, podemos entender que com uma dieta vegana naturalmente comemos mais, nos sentimos mais saciados e ingerimos na verdade menos calorias. Sem contar que a base de uma dieta vegana saudável, é alimentos ricos em carboidratos, os quais contêm apenas 4 calorias por grama, enquanto a gordura contém 9. Portanto, você pode chegar a comer duas vezes mais alimentos e ainda assim ingere menos calorias, (16)
·         Término da constipação: Como a dieta vegana integral é a mais rica possível em fibras, o funcionamento intestinal é, caso você coma quantidade de comida suficiente a cada refeição, se mantenha hidratado, pratique exercícios frequentes e mantenha seu sistema digestivo saudável, tão perfeito quanto o de uma criança (17).
·         Maior longevidade: Vegetarianos vivem em média 7 e veganos 15 anos a mais, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Loma Linda. Cientistas acreditam que uma das razões é provavelmente a baixa ingestão dos aminoácidos sulfúricos, os quais são abundantes em produtos animais (18). De acordo com uma pesquisa da universidade de Oxford, vegetarianos e ainda mais veganos, tem menor IMC (índice de massa corporal) do que onívoros, o que é ligado na literatura médica científica a uma melhor saúde e longevidade. (19)
·         Maior diversidade: Ao invés de comer apenas, pizzas, hambúrgueres, sanduiches recheados de defuntos e churrasco toda hora, você provará de centenas de frutas e vegetais, dezenas de sementes, nozes, grãos, legumes, raízes e tubérculos, com diferentes texturas, sabores e cores, que ao serem frescos e devidamente preparados, fazem qualquer onívoro pedir por mais.
·         Melhor funcionamento sexual e reduzidos sintomas de menstruação: É consenso científico que o consumo de carne é ligado à impotência e problemas de fertilidade (20). Com um estilo de vida saudável, seus órgãos sexuais receberam mais sangue e oxigênio, o que significa um melhor funcionamento do membro sexual masculino. Eliminação completa de dores, câimbras menstruais, sintomas de TPM, entre outras complicações ligadas ao ciclo menstrual e tidas como “doenças normais” (21).

1. “Dietary Guidelines for Americans 2010” http://www.procon.org/sourcefiles/usda_dietary_guidelines_2010.pdf
2. Whitehead RD, Re D, Xiao D, Ozakinci G, Perrett DI (2012) “You Are What You Eat: Within-Subject Increases in Fruit and Vegetable Consumption Confer Beneficial Skin-Color Changes”. PLoS ONE 7(3): e32988. doi:10.1371/journal.pone.0032988
3. Obesity Research (2001) 9, 24S–33S; doi: 10.1038/oby.2001.116
4. Morris MC, Evans DA, Bienias JL, et al. Dietary fats and the risk of incident Alzheimer's disease. Arch Neurol. 2003;60:194-200.
5. Kalmijn S, Launer LJ, Ott A, Witteman JC, Hofman A, Breteler MM. Dietary fat intake and the risk of incident dementia in the Rotterdam Study. Ann Neurol. 1997;42:776-782. 
6. Giem P, Beeson WL, Fraser GE. The incidence of dementia and intake of animal products: preliminary findings from the Adventist Health Study. Neuroepidemiology. 1993;12:28-36.
7. Appleby PN, Thorogood M, Mann JI, Key TJ. “The Oxford Vegetarian Study: an overview” Am J Clin Nutr. 1999 Sep;70(3 Suppl):525S-531S.

8. Hung CJ et al. Taiwanese vegetarians have higher insulin sensitivity than omnivores. Br J Nutr. 2006 Jan;95(1):129-35.


9. Appleby PN, Thorogood M, Mann JI, Key TJ. “The Oxford Vegetarian Study: an overview” Am J Clin Nutr. 1999 Sep;70(3 Suppl):525S-531S
10. Allen NE. Hormones and diet: low insulin-like growth factor-I but normal bioavailable androgens in vegan men. Br J Cancer. 2000 Jul;83(1):95-7.
11. Fontana L, Klein S, Holloszy JO.” Long-term low-protein, low-calorie diet and endurance exercise modulate metabolic factors associated with cancer risk” Am J Clin Nutr. 2006 Dec;84(6):1456-62.
12. Nutr Cancer 1989;12(3):271-8.
13. A.D. Andrews, Fit Food for Men
14. Esselstyn CB Jr, Ellis SG, Medendorp SV, Crowe TD. A strategy to arrest and reverse coronary artery disease: a 5-year longitudinal study of a single physician’s practice. J Fam Pract. 1995;41:560-568.
15. Lindahl O, Lindwall L, Spangberg A, Stenram A, Ockerman PA. Vegan regimen with reduced medication in the treatment of bronchial asthma. J Asthma. 1985;22:45-55.

17. Nancy C. Howarth M.Sc, Edward Saltzman M.D., Susan B. Roberts Ph.D. “Dietary Fiber and Weight Regulation” Article first published online: 27 APR 2009, DOI: 10.1111/j.1753-4887.2001.tb07001.x


18. McCarty MF et al., “The low-methionine content of vegan diets may make methionine restriction”, Med
Hypotheses (2008), doi:10.1016/j.mehy.2008.07.044

19. E A Spencer, et al. Diet and body mass index in 38 000 EPIC-Oxford meat-eaters, fish-eaters, vegetarians and vegans; International Journal of Obesity (2003) 27, 728–734. doi:10.1038/sj.ijo.0802300 1Cancer Research UK Epidemiology Unit, University of Oxford, Oxford, UK
20. Feldman HA. Erectile dysfunction and coronary risk factors: prospective results from the Massachusetts male aging study. Prev Med. 2000 Apr;30(4):328-38
21. Barnard ND, Scialli AR, Hurlock D, Bertron P. Diet and sex-hormone binding globulin, dysmenorrhea, and premenstrual symptoms. Obstet Gynecol. 2000;95(2):245-50.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Saúde Frugal no programa "Sem censura"





Estarei participando do programa "Sem Censura" que vai ao ar, na próxima quinta-feira, dia 18 de julho.

A jornalista Leda Nagle comanda o Sem Censura, no canal TV Brasil. Será um debate sobre alimentação saudável!








Liguem suas tvs e participem comigo!

sexta-feira, 5 de julho de 2013